top of page
  • Whatsapp
  • Instagram
  • Linkedin

Cuidados na contratação de empreiteiras

  • Foto do escritor: C Roberto Alvares
    C Roberto Alvares
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Como contratar obras de forma segura e eficiente:

Quem já executou reformas ou obras de pequeno e médio porte sabe das dificuldades em encontrar empresas sérias e profissionais realmente comprometidos. Afinal, o menor preço nem sempre representa a melhor escolha e pode, muitas vezes, gerar retrabalhos, atrasos e custos adicionais.

A seguir apresentamos um “passo a passo” resumido para orientar o processo de contratação de obras.


1. Convite:

  1. Definição dos serviços;

    Reúna os projetos e especificações devidamente legalizados, quando necessário, além das licenças obrigatórias.

  2. Elaboração do modelo de proposta;

    Prepare um modelo de planilha para que os participantes da tomada de preços preencham com as atividades, quantidades, unidades, preços unitários e totais.

  3. Seleção dos empreiteiros;

    Selecione por sua experiência comprovada, porte compatível, capacidade técnica similar e idoneidade.

  4. Envio dos convites;

    Encaminhe os convites preferencialmente por e-mail ou WhatsApp, de forma que todas as etapas fiquem devidamente registradas.

  5. Visitas técnicas obrigatórias;

    Agende visitas dos participantes, em horários distintos para conhecimento das condições locais. O comparecimento deve ser obrigatório, com caráter eliminatório no processo seletivo.

  6. Entrega das propostas;

    Estabeleça data para entrega das propostas técnicas e comerciais (se aplicável).


2. Análise, escolha e contratação da empresa:

  1. Análise das propostas;

    Compare as propostas recebidas, conferindo serviços, quantidades, unidades, preços, prazos e condições de pagamento, priorizando o melhor custo-benefício e não apenas o menor valor.

  2. Definição da empresa vencedora;

    Após eliminar dúvidas e checar todas as informações defina a empresa contratada e elabore um contrato de empreitada ou formalize o "de acordo" diretamente na proposta, desde que estejam claramente definidos os serviços, prazos, preços, responsabilidades e condições de pagamento.

  3. Documentação complementar;

    O contrato deve incluir as obrigações legais de ambas as partes, especialmente as de responsabilidade do contratado (ART, seguros, NRs, etc.).

  4. Cronograma físico-financeiro;

    Recomenda-se que o contratado apresente um cronograma físico-financeiro detalhado para controle de prazos, custos e elaboração das medições periódicas (mensais ou quinzenais).


A CR Serviços e Projetos é uma empresa de consultoria de engenharia que atua nesse segmento, acompanhando desde a fase de projetos e compatibilização, licitação e contratação, execução e recebimentos provisório e definitivo da obra.

Conte conosco!

Formalize sua consulta por WhatsApp, e-mail ou site.






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Descuido gera prejuízo e insatisfação

Cuide do seu imóvel antes que os pequenos problemas virem grandes dores de cabeça A correria do dia a dia faz com que muitos se esqueçam de cuidar do próprio imóvel. Torneira pingando, porta emperrand

 
 
 
Acidentes nas edificações

Atenção: Nem toda fissura, trinca ou rachadura indica comprometimento estrutural. Para uma avaliação segura, é indispensável que um engenheiro civil, preferencialmente sênior, analise a origem e as po

 
 
 
Gestão de projetos e obras

Ao longo dos anos, tenho observado um número crescente de clientes que, por desconhecerem as particularidades das obras de construção civil acabam contratando serviços sem o devido norteamento técnico

 
 
 

Comentários


bottom of page